Páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Valentine's Day

 Belém, 14 de fevereiro de 2011       
    
    Oi,  
   Eu tinha uma curiosidade... Por que nos filmes chamavam o dia dos namorados de "Valentine's Day" ? Quem era esse Vanletino? Aí eu pesquisei...
   Valentino é um santo, só que antes de ser canonizado, Valentim era um bispo. mas não apenas isso. São Valentim foi - talvez - a pessoa que mais lutou pelo amor - entenda amor entre dois seres apaixonadas, Jesus lutou pelo amor, mas amor de modo geral, família, amigos, Deus - na historia da humanidade.
   Durante o governo de CláudioII (que foi imperador entre mais ou menos 268 e 270) , casamentos eram proibidos, e isso tudo com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. O imperador acreditava que sem obrigações familiares os jovens se interessariam pela arte da guerra e alistariam-se com maior facilidade - até parece.
   Mas um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem invisual, Asterias, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e milagrosamente a jovem recuperou a visão.
   Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 e - como castigo divino - no mesmo ano o imperador Cláudio II morreu... E isso eu aprendi na Wikipédia, a enciclopédia livre
   Anos depois - eu não sei exatamente quando - Valentim foi transformado em santo e sua fama de defensor do amor transformou o dia de sua morte na data perfeita para a comemoração do Dia dos Apaixonados ( em vários outros países, aqui no Brasil eu não sei quando é exatamente, sei que é em junho).  
   O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim” e a expressão ainda hoje é utilizada nos cartões trocados no dia 14... e é isso.
   Hoje é dia de São Valentim - ou dia dos namorados - em algum lugar ao norte do mundo...E nem sei exatamente porque eu escrevi isso tudo talvez por causa do episódio do Glee dessa semana (fiquei inspirada)
assistam também ...

Atenciosamente 
Uma Carta pra v6

Pessoas comemoram o dia dos namorados há séculos [...] é um dia onde se é encorajado a sair da linha e dizer à alguem "estou apaixonado por você"

0 comentários:

Postar um comentário